quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Visao de uma crianca da COPA DE 50

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           26 de jun de 1950. A criançada estavam brigando por espaço, Toinho e Ze Nunes discutiam para ficar ao lado da NINA .Ela era a garota que todos queriam ficar ao seu lado ,e ela sabedora de dotes atrativos que possuia, esnobava a garotada. Ela era linda, cabelos loiros encaracolados, quadris ja avantajado para sua idade. O que mais atraia a garotada, era aquele sorriso encantador. Era a diva mirim do bairro. Por isso a briga para ficar ao lado dela.
               Estava para começar o jogo, que poderia levar o Brasil a  seu 1º titulo mundial. Seu Miro, jovem e solteiro morava com sua mae. D. carmelia. Os dois eram considerados como pessoas capazes de oferecer seu último pão se alguém estivesse necessitado.Eram elogiados por todos moradores do bairro. Miro era um alto funcionário da Caixa Econômica, e por isso ele havia comprado a mais nova revolucão do momento, um rádio para ouvir a tansmissão dos jogos da copa. Segundo ele, o valor chegou a metade de seu salário. Um equipamento com meio metro de altura x 30 cm de largura, caixa de madeira com verniz brilhante. O acontecimento ficaria na história do bairro, principalmente em nossas memórias e de nossos pais ali presentes.
                  Seu Miro ligou o rádio. Um ruido ensurdecedor ecoou assustando a todos. Ninguem imaginava o que sairia daquela geringonça, e essa surpresa,deixou os presentes ligados, atentos. Eu imagina aquela coisa chamada de Radio falando para nos que o jogo tinha começado. Havia lido em uma revista trazida do consultório do dentista de quem meu pai era fornecedor de pescado nos finais de semana. Seu miro tentava encontrar alguma coisa indicando que havia  sintonizado alguma estação. Seguindo informacões do vendedor a Estação de transmissão seria  a Rede Globo.                                                                                               Um esboço em um pedaço de papel tinha um desenho do DIAL com o ponteiro apontando para um determinado número que seria a frequência, mas apenas apitos e ruidos eram reproduzido pelo potente alto falante. Seu miro? posso fazer uma tentativa? ele afastou-se e eu me aproximei peguei no botao de sintonia, lentamente fui aproximando o ponteiro da frequencia determinada, e uma voz rouca pouco audivel, surgiu. Olhei para o painel e vi um pequeno botao, imperceptivel pelo local que se encontrava, a finalidade era para fazer uma sintonia fina, mais precisa, separando quando duas estações tentavam uma tomar o lugar da outra. Girei para um lado para o outro e uma voz clara sem nenhum ruido de fundo dizia "O RELOGIO MARCA. DOZE MINUTOS DA ETAPA INICIAL. BRAZIL 0, MEXICO TAMBEM 0 ". Uma  salva de palma seguida de assobios foram a resposta de alegria ao ouvir sair de dentro daquela coisa uma voz do locutor que em breve seria conhecido no Brasil inteiro.
              A noticia de que o jogo do Brazil estava sendo ouvido na casa de seu Miro, se espalhou como um rastilho de polvora, e aos poucos já havia uma multidão que se acotovelavam para ouvir, ver e ficar boquiaberto com o inesperado. Tem alguém dentro dessa caixa perguntou Zeca Tubarão? Tu es burro mesmo em Zeca. Não foi atoa que o Tubarão foi mais esperto e levou tua mão, falou Jorge Padeiro. Uma risada de todos  presenentes seguida de assobios foi ouvido por aquele comentario,  Zeca Tubarao ficou carrancudo, franziu an testa, e apenas sorriu com a brincadeira do amigo. Terminou o primeiro tempo e o placar ja estava em......
                D. carmelita, gritou em voz alta porque os tecnicos de plantao dava sua opiniao e cada um apresentava sua versao sobre o jogo. Venham fazer um lanche, ate comecar o segundo tempo. A garotada saiu correndo com medo de nao ser agraciado pelo suculento sanduiche e uma panela cheia de refresco de mangaba.                                                                      
                Em menos de 2 minutos suco e sanduiche desapareceram obrigando dona Carmelita preparar pocoes de queijo mucarela com doce de goiaba coberto doce de leite para servir aos mais velhos que nao tiveram de provar o lanche anterior.
                E comeca o 2* tempo. O Brasil, tem mais 45 minutos para ampliar esse placar 2 x 0, falava com grande entusiasmo o locutor da globo. O Brazil tem a posse de bola .Assim o jogo continuou, o adversario nao oferecia a menor resistencia o que permitiu ao Brasil aumentar o placar. 4 x 0, estava de bom tamanho. Brasil comecava a caminhada, para o primeiro titulo de CAMPEAO MUNDIAL DE FUTEBOL.


     (falta correcao  terminar o capitulo)

Nenhum comentário:

Powered By Blogger