quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Raposa Serra do Sol

O mundo inteiro estão de olho na decisão do STF, que irá confirmar ou não a área índigena Raposa Serra do Sol, como homologação em terras contínuas. Na década dos anos 70, tive a feliz oportunidade de conhecer o então famoso professor Abel Viriato RAPOSO. Nessa época, não havia litígio pela posse da terra. Índios e brancos conviviam em feliz comunhão, eram como  irmãos. O professor Abel de três em três meses, vinha a Boa Vista buscar seu salário e usá-lo para comprar alimentos e outras necessidades para ajudar ao seu povo, porque além de mestre ele era o tuxaua da comunidade. Em uma dessas vinda a capital, ele se dirigiu a Sra Ana Marques, secretária  de João Santoris de Melo"Diretor de Educação". Dona Ana,  Não deu certo; o que não deu certo professor? perguntou; ela já não lembrava a conversa que tivera com ele há três meses atrás. Mulher meu pegou bucho de novo. Foi então que ela lembrou que havia receitado anti-concepcional para evitar filho. Fez tudo como mandei? claro, respondeu, Tomei uma por mês. Professor, as pílulas era para sua esposa. Hoje, a família RAPOSO é bastante povoada como não poderia ser de outra forma. 

Um comentário:

osman brazil norte disse...

Conheci há alguns anos o professor Abel Viriato Raposo. Na época ele além de lecionar era também o líder máximo de sua comunidade. Era o tuxaua, e deixou muitos descendentes que hoje moram em Boa Vista. O sobrenome Raposo reverencia a região da Raposa, e foi dado pelos padres que sempre estiveram nesta vasta Região pregando o evangelho.
Com o passar dos tempos, Igreja, deixou a bíblia do lado para disseminar a discórdia entre índios e brancos. Hoje de braços dados com o Governo Federal querem empurrar de goela abaixo a homologação em faixa contínua da área já destinada aos índios. Nós Roraimense temos consciência que os eles têm direitos ao seu território, más não da forma que es sendo cogitada. Esperamos que o STF a quem cabe a decisão final, seja imparcial na sua decisão.

Powered By Blogger